Economia Solidária
16.03.2016 BA
Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Serrinha comemora três anos

Voltar


Por Kívia Carneiro - Comunicação do MOC

O Armazém é gerido pela Arco Sertão Central | Foto: Divulgação MOC

O Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, localizado no município de Serrinha (BA), celebrou no dia 9 mais um ano de vida. São três anos promovendo a comercialização de produtos da agricultura familiar.

O Armazém, gerido pela Arco Sertão Central, tem um modelo desenvolvido que agrega parte da sua estrutura para comercialização, setor de administração, auditório para eventos e formação além e cozinha e refeitório.

Para a comemoração, foi realizado junto aos empreendedores filiados debate sobre acesso aos mercados institucionais ressaltando os desafios e perspectivas para 2016, além de apresentação da conjuntura do Governo Estadual e ações voltadas para o fortalecimento dos empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária.

Representantes da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Superintendência de Economia Solidária vinculados ao do governo do estado participaram da atividade durante todo o dia. Segundo Silvia Martins, representante da superintendência, ressalta que “o governo do estado entende que além de ser um reflexo das reivindicações do movimento social e bem como a consolidação de uma política publica de governo o Armazém potencializou e garantiu a comercialização para os empreendimentos da agricultura familiar e economia solidária. A gente considera que o espaço vem atender uma educação de consumo, pois os produtos tem qualidade”.

Outras entidades participaram do evento e citaram o quanto o Armazém vem melhorando a vida das famílias, grupos e cooperativas na região. Como fala José Raimundo Carneiro, representando o SEBRAE, “para nós é uma realização de um sonho, pois desde 2008, nós já levantávamos essa discussão para o fortalecimento da economia solidária e o SEBRAE sempre buscou levar os grupos para participar de grupos solidários falando de desenvolvimento local e a gente vê hoje um sonho realizado, a agricultura familiar tendo oportunidades”.

Para Gisleide Carmo, coordenadora do Programa de Fortalecimento Empreendimentos Econômicos Solidários (PFEES) do Movimento de Organização Comunitária (MOC), enfatizou que “o MOC tem em seu planejamento estratégico assessorar a Arco Sertão Central, uma das principais articuladoras de empreendimentos da economia solidária e da agricultura familiar, e para nós cabe o sentimento de luta e conquista, pois comemorar os três anos de uma rede que consegue articular em torno de 67 empreendimentos, sendo de cooperativas e associação, é a realização desse sonho positivo, de um modelo que será implementado em outros territórios, isso significa dizer que vale tudo que estamos fazendo”, completa.

Leninha, a coordenadora Geral da Arco, sente-se agradecida por todas as conquistas dentre os três anos do Armazém. “Para nós é uma conquista enorme, provamos para o governo que viemos para ficar e isso diz que eles acreditam no que estamos fazendo, pois todos e todas agricultores e agricultoras estão tendo sua renda aumentada e isso é o fortalecimento de uma agricultura familiar mais justa e solidária”, completa.

Demais entidades municipais e regionais prestigiaram a comemoração. Em tempo, a assessoria do Deputado Estadual Gika Lopes, leu uma moção de aplauso e reconhecimento à Arco Sertão Central pelo Armazém da Agricultura Familiar e Economia Solidária, citanto também diversos parceiros incluindo o MOC, moção essa que será publicada no Diário Oficial.