Rádio ASA - Riquezas da Caatinga

Desde 2005, a ASA produz e disponibiliza edições do Riquezas da Caatinga. O objetivo do programa é divulgar com a proposta política da convivência com o Semiárido. O Riquezas da Caatinga é disponibilizado mensalmente para rádios parceiras, organizações da ASA e instituições parceiras em todo o país. Esses produtos de áudio valorizam a sabedoria das famílias camponesas, debatem e defendem políticas públicas para o Semiárido e apresentam as belezas e singularidades dos biomas da Caatinga e do Cerrado.


DESTAQUE


Ler mais


ProgramasFeed RSS

2016
Comunidades Quilombolas

A resistência das raízes políticas e culturais das comunidades quilombolas é o tema desta edição do programa Riquezas da Caatinga. Há uma abordagem sobre os aspectos históricos e de luta populares pelo direito de negras e negros no país, além de recortes específicos para temas sociais na diversidade existente no Semiárido. A opressão materializada pelo racismo é analisada diante das necessárias afirmações de políticas específicas para as comunidades remanescentes de quilombolas.

 

Clique aqui para fazer o download do programa 

Ler mais


2016
Cuidados com o mosquito Aedes Aegypti

O armazenamento de água é uma das estratégias de Convivência com o Semiárido. Nesta ideia, o Riquezas da Caatinga destaca a consciência e mobilização popular para evitar dengue, zika vírus e chikungunya no Semiárido. Cursos e capacitações são exemplos de espaços para trocar de conhecimentos para evitar a proliferação do Aedes Aegypti. Há destaque também para as estruturas e manuseios de tecnologias sociais para o armazenamento de água.  

Clique aqui para fazer o download do programa 

Ler mais


2016
Educação do Campo

A Educação do Campo é um direito. Porém, a efetivação deste direito é um sério desafio no país. Questões como Nucleação das Escolas, estruturas físicas dos institutos e metodologia são temas fortes e polêmicos. Além de refletir sobre os problemas enfrentados para a efetivação das Escolas do Campo, este programa destaca estratégias e mobilizações para reverter o cenário. Outro assunto presente nesta edição é a Educação Contextualizada e sua relação com a perspectiva da Convivência com o Semiárido. 

Clique aqui para fazer o download do programa 

Ler mais


2016
Diversidade Sexual

No mês de setembro, tradicionais paradas do Orgulho LGBT saem às ruas por visibilidade e direitos sociais igualitários. Em 2016, a pauta é motivada também pelo golpe contra a democracia que pode ampliar propostas de "mordaça de gênero" no âmbito legislativo. Marca um momento em que os direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais Travestis e Transsexuais (LGBT) estão ameaçados por conta da cultura machista e da homofobia no país. Neste sentido, quais os debates que estão sendo feitos no Semiárido? Este Riquezas da Caatinga fala sobre rodas de diálogo para desconstrução das formas de opressão e pela valorização dos direitos e da visibilidade LGBT.

    

Clique aqui para fazer o download do programa

Ler mais


2016
Parteiras Tradicionais

O dom, os desafios e a importância do patrimônio imaterial do ato de partejar estão na centralidade desta edição do Riquezas da Caatinga. O programa aborda a contribuição das parteiras tradicionais para a vida e saúde pública nas áreas rurais, além de depoimentos e dados que refletem o debate dos direitos sexuais e reprodutivos no país.  

 

Clique aqui para fazer o download do programa 

Ler mais


Filtre as publicações

Isso facilitará a sua busca