DESTAQUE
Sementes Crioulas x Sementes TransgênicasConheça as diferenças entre as sementes crioulas e as sementes transgênicas contada no rádio-teatro pela turma de educação de jovens e adultos da Escola Rural Virgulino Ferreira da silva da comunidade da luz, no semiárido brasileiro. A produção conta com personagens fictícios que durante um visita de intercâmbio vão esclarecendo os riscos das sementes transgênicas e híbridas, bem como as particularidades das sementes crioulas.
Programas
2017Conheça os riscos das sementes transgênicasOs alimentos transgênicos são produzidos com base em organismos que sofreram alterações em laboratório mudando sua natureza original. Hoje em dia é obrigatória a rotulagem de produtos que possuem em sua composição organismos transgênicos e essa obrigatoriedade independe da quantidade de transgênicos no produto e também está assegurada pelo direito de informação do consumidor, mas isso pode mudar. Confira mais informações sobre os riscos da transgenia e as ameaças à vida e a agricultura familiar neste programa de rádio.
2017Devolução da Semente
Para que o Banco de Sementes Comunitário fique sempre abastecido é preciso que as famílias agricultoras tenham o compromisso de devolver a semente que pegou, em bom estado de conservação.
2017Armazenamento de Sementes
O armazenamento correto das Sementes Crioulas contribui para que seja garantida a durabilidade do grão, bem como a sua produtividade na hora do plantio.
2016Edição Minas Gerais - Sementes do Semiárido
2016O Caminho da Semente
A semente crioula percorre um caminho que vem de antes do brotar e vai para além do colher. Através da arte, o poeta Euzébio Albuquerque compartilha as rimas de "O Caminho da Semente" na série radiofônica Sementes do Semiárido. O enredo destaca que as sementes crioulas estão no sentimento de ser camponês, na luta pela garantia de políticas públicas adequadas, na tradição popular e nas heranças entre tradições, além relação delas com a agrobiodiversidade. Por outro caminho, estão as sementes transgênicas, causando destruição da natureza e de todas as riquezas que envolvem as sementes crioulas. Apresentação de Daniel Lamir e Renata Vasconcelos.