Sobre Nós - Prêmios

Durante sua caminhada, a ASA conquistou prêmios nacionais e internacionais em reconhecimento a melhoria na qualidade de vida das famílias agricultoras, através de suas ações de convivência com o Semiárido. Confira abaixo:

Prêmio Prata de Política para o Futuro 2017

A experiência da ASA foi laureada com o Prêmio Prata de Política Para o Futuro, reconhecendo-a como uma das mais eficazes medidas mundiais para se combater a desertificação do solo e suas graves consequências sociais. O prêmio, considerado o "Oscar internacional para as melhores políticas", homenageou em 2017 leis e práticas que combatem com sucesso a desertificação e a degradação da terra e é concedido pelo World Future Council (WFC), em cooperação com a Convenção das Nações Unidas para o Combate à Desertificação (UNCCD). A premiação é referente à política pública organizada no Programa Cisternas, construída entre a sociedade civil, representada pela ASA, e o governo brasileiro.


Prêmio Cristina Tavares 2012

Pela quinta vez, a ASA conquistou esse prêmio, um dos mais importantes do país, em reconhecimento ao trabalho de Assessoria de Imprensa desenvolvido pela rede de comunicação da Articulação. O trabalho vencedor foi intitulado “Desarticular é retroceder - mobilização pela continuidade da parceria do governo federal com a ASA”, que reuniu todas as ações de divulgação da mobilização da ASA contra a ruptura da parceria proposta pelo governo federal no final de 2011.


Prêmio Cristina Tavares 2010

O trabalho de divulgação nacional do VII Encontro Nacional da Articulação Semiárido Brasileiro (EnconASA) realizado pelas jornalistas Gleiceani Nogueira, Viviane Brochardt e Mariana Mazza venceu o 17º Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria Assessoria de Imprensa. A cerimônia de anúncio dos vencedores das 14 categorias foi realizada no dia 26 de janeiro, no Cabanga Iate Clube, no Recife. O Prêmio é organizado pelo Sindicado de Jornalistas de Pernambuco. Saiba mais


Prêmio Direitos Humanos 2010

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) recebeu o Prêmio Direitos Humanos, na categoria Enfrentamento à Pobreza. A condecoração é concedida há 16 anos pela Presidência da República a pessoas e entidades que têm destacada atuação na defesa, na promoção e na reparação dos Direitos Humanos no Brasil. A entrega do prêmio ocorreu no dia 13 de dezembro de 2010, no Palácio do Planalto, em Brasília-DF. Saiba mais


Prêmio Desafio das Águas 2009

O trabalho ASA - 10 anos lutando pelo direito à água no Semiárido foi o vencedor da 2º edição do Prêmio Desafio das Águas, na categoria Assessoria de Imprensa. De autoria das jornalistas Fernanda Cruz, Gleiceani Nogueira, Mariana Mazza e Viviane Brochardt, o trabalho mostrou a luta da ASA, durante uma década de atuação no Semiárido brasileiro, em defesa do acesso à água para as famílias da região. O Prêmio é uma iniciativa da Compesa em parceria com a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos. A entrega dos certificados ocorreu no dia 4 de fevereiro de 2010, na sede da Compesa, no Recife-PE.


Prêmio Cristina Tavares 2009

O trabalho ASA – 10 anos lutando pelo direito à água no Semiárido, das jornalistas da Assessoria de Comunicação da Articulação SemiÁrido Brasileiro(ASACom), Fernanda Cruz, Gleiceani Nogueira, Mariana Mazza e Viviane Brochardt, venceu a 16º edição do Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, na categoria Assessoria de Imprensa. O material retrata a ação de mídia desenvolvida pela ASACom por ocasião dos 10 anos da ASA. A premiação aconteceu no dia 10 de dezembro, no auditório da Celpe, no bairro do Recife-PE.


Prêmio Sementes 2009

Promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa para o Desenvolvimento (PNUD) e da Agência de Meio Ambiente (PNUMA), o Prêmio Sementes é concedido a projetos desenvolvidos em parceria entre ONGs, comunidades e governos, na área de sustentabilidade em países em desenvolvimento. O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), ficou entre os 20 selecionados, de um total de 1.100 projetos inscritos em todo o mundo. Saiba mais


Prêmio Josué de Castro 2008

A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) foi a vencedora da 1ª Edição do Prêmio Josué de Castro de Boas Práticas em Gestão de Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, na categoria Sociedade Civil, com o Programa Um milhão de Cisternas Rurais (P1MC). Criado em homenagem aos cem anos de nascimento de Josué de Castro, o Prêmio, promovido pelo ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), premiou 20 finalistas experiências governamentais e não-governamentais. Saiba mais


Prêmio Desafio das Águas 2008

O programa de rádio da ASA Riquezas da Caatinga “Água de Chuva: a garantia do abastecimento para as famílias do Semiárido” e o trabalho de comunicação desenvolvido pela ASACom para os programas da Articulação venceram o Prêmio Desafio das Águas 2008 nas categorias Radiojornalismo e Assessoria de Comunicação, respectivamente. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 25 de março, no restaurante Boi Preto, em Recife-PE. Saiba mais


Prêmio Cristina Tavares 2008

O trabalho “Um outro olhar sobre o Semi-Árido brasileiro” das jornalistas Fábia Lopes, Fernanda Cruz, Gleiceani Nogueira e Viviane Brochardt, da Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom) venceu, na Categoria Assessoria de Imprensa, o 14ª Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo, um dos mais importantes do País. O material retrata a ação de mídia desenvolvida pela ASACom para os programas Um Milhão de Cisternas (P1MC) e Uma Terra e Duas Águas (P1+2), ambos da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). A premiação aconteceu no dia 24 de abril, na Torre Malakoff, Bairro do Recife – PE. Saiba mais


Prêmio ANA 2006

O Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), coordenado pela Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), foi o grande vencedor do Prêmio ANA, na categoria “Uso Racional de Recursos Hídricos”. A premiação ocorreu no dia 06 de dezembro de 2006, no Auditório do Conjunto Cultural da Caixa Econômica Federal, em Brasília (DF).


Prêmio ODM 2005

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) venceu o Prêmio Objetivos do Milênio – ODM Brasil, na categoria organizações. A premiação no dia 15 de dezembro de 2005. Foram inscritas 920 práticas, dos quais 27 foram contempladas. A seleção dos vencedores foi feita por especialistas, sob coordenação do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).


Prêmio Funasa 2004

A Articulação Semiárido Brasileiro, através do Programa de Formação e Mobilização Social para a Convivência com o Semiárido: Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC), ganhou o prêmio Funasa no quesito qualidade da água. Além disso, a Diocese de Juazeiro, entidade que integra a ASA, conquistou a placa de Menção Honrosa pelo projeto de desenvolvimento sustentável implementado na comunidade de Macambira, em Casa Nova, na Bahia.


Prêmio Super Ecologia 2002

O Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da ASA, conquistou o Grande Prêmio Super como melhor projeto ambiental do Brasil em 2002. O Programa concorreu com 438 projetos de todo o País. E, como se não bastasse, o P1MC também venceu o Prêmio Super Ecologia como melhor ONG - Organização Não-Governamental, na categoria Água.