Outros
18.08.2007
Representante da cooperação alemã pede maiores esforços dos estados no combate à desertificação
Representante da cooperação alemã pede maiores esforços dos estados no combate à desertificação

Voltar


Por Por Guillermo Antonioli - Especial para ASACom

Representando a cooperação técnica alemã no I Seminário Nacional no Combate à Desertificação, Wouter Van Ooterhout fez uma avaliação do encontro e da caminhada do Grupo de Trabalho de Combate à Desertificação, da Articulação no Semi-Árido Brasileiro (ASA). +Descobrir a fragilidade com que nossas estratégias de trabalho vinham se desenvolvendo não foi fácil. Porém, é o momento de afinar e estabelecer uma linha concreta e eficaz de ação. Cada Estado precisa assumir suas responsabilidades+, enfatiza Wouter.

De acordo com ele, o que marca um novo inicio é a capacidade de análise, de definir papéis específicos para compor o esqueleto de apoio aos diversos programas desenvolvidos pela ASA. +Quando damos cara, cabeça e voz ao movimento se estabelecem tarefas, metas e prazos a serem cumpridos. Isso profissionaliza a gestão+, destaca.

Wouter lembra que a ASA tem se caracterizado por desenvolver uma democracia plena, na qual seus integrantes participam ativamente da agenda e da tomada de decisões. No entanto, reconhece que o momento é de reflexão, de procurar dar maior agilidade aos projetos estaduais. +Temos que rever criticamente nossa atuação no ano passado, para fazermos os ajustes necessários. É com pé no chão que poderemos criar novas dinâmicas, sair do plano da reflexão e da vontade política para partirmos rumo à ação continuada+, ressalta. O I Seminário Nacional no Combate à Desertificação+ aconteceu em Fortaleza, Ceará, nos dias 16 e 17, promovido pela ASA.