Comunicação
06.09.2017 AL
Oficina de rádio contribui com construção da memória de comunidade rural de Alagoas

Voltar


Durante os três dias de oficina, os/as participantes puderam imergir na realidade da comunidade Lagoa da Areia dos Marianos | Foto: Wanderson Andrade

O pagode de aterro, o coco de roda e a festa de pastorinhas são algumas das manifestações culturais mapeadas na comunidade Lagoa da Areia dos Marianos, no município de Estrela de Alagoas, por jovens da localidade que participaram da oficina de rádio do Programa Cisternas nas Escolas. O evento que aconteceu entre os dias 29 e 31 de agosto na escola municipal João Mariano Filho despertou o interesse dos/as participantes em retratar e resgatar a memória do povoado.

A escola selecionada no estado foi uma das instituições que recebeu cisterna de beber do Programa Cisternas nas Escolas da Articulação Semiárido Brasileiro. Na região, a implantação da tecnologia e as formações em educação contextualizada e gerenciamento da água na escola foram realizadas pela Associação de Agricultores Alternativos (AAGRA), uma das organizações que compõem a ASA.

Na metodologia, os participantes imergiram na realidade da comunidade para melhor apontar as potencialidades do lugar para só então, iniciar a parte prática da oficina, que envolveu produção de pauta, gravação de entrevista e edição de áudios. O resultado foi um programa diverso com destaque para a contação da história do nome da comunidade, a cultura da produção de pinha e o resgate do pagode de aterro.

“O pagode de aterro vem de tapagem de casa porque no tempo dos meus pais e meus avós quase não existia casa de alvenaria, era tudo casa de taipa, que hoje quase não existe. As pessoas da comunidade se juntavam e iam ajudar a tapar a acsa que era feita de pau e tapada com barro, aí depois da tapagem de casa todo mundo comia e bebia aí no primeiro sábado após essa etapa faziam a festa para aterrar a casa, aí era outra festa”, conta feliz Jose Mariano, seu Zezinho, um dos moradores mais antigos da comunidade.

Antes de veicular o programa de rádio, os/as participantes apresentaram uma peça teatral em que apresentava como a mídia retrata o nordestino e como eles realmente se veem | Foto: Wanderson Andrade

Ao final do último dia, os programas produzidos durante a oficina foram exibidos para estudantes, professores e direção da escola. Dentre as propostas pensadas pelo grupo para o período posterior à oficina estão: reativar a rádioescola e montar uma programação para os intervalos; Comprometimento e envolvimento dos docentes na elaboração e execução da programação de rádio na escola; além de fazer um intercâmbio para experiência em rádio em municípios próximos a exemplo do Ponto de Cultura Meninos do Sítio localizado no município de Igaci, para contribuir na organização da rádio.

A oficina foi facilitada pela Assessoria de Comunicação da ASA (ASACom) em parceria com o coletivo de comunicação do estado de Alagoas e a AAGRA. Confira a programação da “Rádio Mariano” produzida pelos/as jovens, durante a oficina.