Agroecologia
26.08.2015 PB
Região da Borborema recebe visita de representantes de Rede Internacional de Agroecologia

Voltar


Por Assessoria de Comunicação da AS-PTA

Logo da rede internacional que apoia à sistematização e divulgação de experiências agroecológicas

De 31 de agosto a 4 de setembro, a região da Borborema, na Paraíba, receberá a visita de um grupo de representantes de organizações da Europa, África, Ásia e América Latina que integram a AgriCultures Network, uma rede de apoio às atividades de sistematização e divulgação de experiências em agroecologia pelo mundo afora.

A atividade mais conhecida da ação em rede é a produção de revistas dedicadas à divulgação e análise de iniciativas de agroecologia. A revista Agriculturas: experiências em agroecologia, editada pela AS-PTA - Agricultura Familiar e Agroecologia, que corresponde à edição brasileira do projeto editorial da rede. Produzida desde 2004 e com tiragens trimestrais, a revista é distribuída para milhares de subscritores de todas as regiões do país.
 

Revista Agriculturas, editada pela AS-PTA, corresponde à edição brasileira do projeto editorial da rede

O grupo que visitará a região da Borborema é composto por representantes de organizações que editam revistas similares em países dos quatros continentes. As revistas produzidas pela rede chegam regularmente a mais de um milhão de leitores por meio de edições publicadas em inglês, francês, espanhol, português e cinco línguas locais da Índia.

O início da visitação, na próxima segunda-feira (31), ocorrerá no assentamento Junco, município de Remígio-PB. A partir da experiência do trabalho com princípios agroecológicos da família de Marinalva Belarmino, Nalva, o grupo terá contato com as iniciativas articuladas na região pelas mulheres agricultoras experimentadoras. Os visitantes conhecerão particularmente as iniciativas de sistematização e de comunicação de experiências como estratégia de apoio à experimentação agroecológica por parte das famílias e comunidades rurais da Borborema.

Neste dia, à tarde, os visitantes se reunirão na sede da AS-PTA, onde o Polo da Borborema apresentará a forma como organiza o seu trabalho na região. Após essa atividade, às 18h, o grupo participará do lançamento do vídeo “Minha vida é no meio do mundo” no Cine RT em Remígio-PB. Produzido pela AS-PTA em parceria com o Polo, o vídeo mostra o encontro de histórias de mulheres que conseguiram abrir as portas de suas vidas para conquistar o mundo, um mundo novo, cheio de oportunidades e de construção de novas relações de gênero, livres da opressão.

No dia 1º de agosto, terça-feira, o grupo visitará a propriedade do jovem Alex da Silva Marques, no Sítio Cachoeira de Pedra D’água, em Massaranduba-PB. Além de conhecer o trabalho de Alex e de sua família, eles terão a oportunidade de entender como a Comissão de Jovens do Polo da Borborema vem se articulando regionalmente. Nos dias 2 e 4 de setembro a Rede AgriCulturas estará reunida para definir as atividades para 2016.

Seminário Internacional – No dia 3 de setembro, a partir das 14h, no Auditório do Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o grupo visitante participará do Seminário Internacional: "A Agroecologia no Mundo e a Encíclica Ecológica". O nome faz referência à encíclica Laudato Si', a primeira de autoria do Papa Francisco, também conhecida como a Encíclica Ecológica.

O documento chega para ocupar um lugar na vanguarda do pensamento político contemporâneo. O reconhecimento do Vaticano de que não há crises separadas, uma ambiental e outra social, mas sim uma complexa crise socioambiental, anuncia a superação pela Igreja do pensamento que supõe a sujeição da natureza ao domínio humano, ao mesmo tempo em que resgata e atualiza a perspectiva teológica emancipatória que inspirou as comunidades eclesiais de base (CEBs) na América Latina durante nas décadas de 1970 e 1980.

Foi nesse período de exceção política e nas CEBs que as raízes do movimento pela agroecologia se estabeleceram no continente latinoamericano. Desde então, a proposta agroecológica vem se desenvolvendo e se irradiando, ganhando crescente reconhecimento nos mundos acadêmico e político-institucional: “Ao formular um questionamento radical à agricultura industrial e à lógica econômica do agronegócio, o enfoque agroecológico tem se disseminado em todo o mundo, reafirmando o papel protagonista que a agricultura familiar camponesa e os povos e comunidades tradicionais deverão assumir na construção de saídas para a crise planetária”, afirmou Paulo Petersen, editor da Revista Agriculturas no Brasil.

Das 14h às 16h10 acontecerá o painel A Agroecologia no Mundo: avanços e perspectivas, que terá como painelistas: Mamadou Bara Guèye (IED-Afrique – Senegal) – perspectiva africana; Komaravolu Venkata Subrahmanya Prasad (AME Foundation – India) – perspectiva asiática; Edith van Walsun (Ileia – Holanda) – perspectiva europeia e Rogério Neuwald (Secretaria Geral da Presidência da República, coordenador da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica - Cnapo) e Gabriel Bianconi Fernandes (AS-PTA-Brasil) tratarão dos desafios da institucionalização do enfoque agroecológico em políticas públicas.

Os conteúdos e significados da Encíclica Ecológica serão apresentados e debatidos das 17h às 18h10 a partir de exposição realizada pelo professor Guilherme da Costa Delgado do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea, e consultor da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.

Programação

Segunda-feira, 31 de agosto
9h – Visita à propriedade de dona Nalva, Assentamento Junco, Remígio-PB.
14h – Apresentação experiência Polo da Borborema sede da AS-PTA – Esperança-PB.
18h – Lançamento do vídeo: “Minha vida é no meio do mundo”, Cine RT, Centro de Remígio-PB.
 
Terça-feira, 1º de setembro
9h – Visita à propriedade de Alex, Sítio Cachoeira de Pedra D’água, Massaranduba-PB.
14h – Reunião de editores da Revista Agriculturas
 
Quarta-feira, 2 de setembro
9h às 18h – Reunião de editores da Revista Agriculturas
 
Quinta-feira, 3 de setembro
9h – Reunião de editores da Revista Agriculturas
14h às 18h10 - Seminário Internacional: "A Agroecologia no Mundo e a Encíclica Ecológica"
 
Sexta-feira, 04 de setembro
9h às 18h – Continuação do Encontro de editores da Revista Agriculturas